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Sobre Nós • Política de Proteção de Dados para Utentes

Política de Proteção de Dados para Utentes

O IMI, pertencente ao grupo Affidea, é um prestador de serviços médicos com elevados padrões de ética. A Affidea refere-se à sede do Grupo Affidea em Portugal e respetivas entidades legais, responsáveis conjuntos pelo tratamento dos seus dados pessoais (para mais informações sobre as entidades legais Affidea, por favor consulte o Anexo desta Política).


1. Fundamentos legais para o tratamento dos seus dados pessoais

A Affidea está empenhada na proteção e tratamento dos seus dados e somos obrigados a fazê-lo por lei. Os nossos profissionais de Saúde estão sujeitos ao cumprimento do dever de confidencialidade profissional.

É necessário que usemos os seus dados pessoais e de saúde para que possamos prestar o serviço médico solicitado.

O tratamento dos seus dados pessoais básicos (como o nome e contactos) é necessário para a marcação de consultas e para a prestação do serviço médico de que necessita. O acordo  relativo ao serviço médico prestado constitui o fundamento legal para o tratamento dos seus dados pessoais básicos.
Os seus dados de saúde referem-se à informação acerca do seu estado de saúde (informação sobre o diagnóstico/tratamento e a sua avaliação médica). Prestar um diagnóstico/tratamento médico é o nosso fundamento legal para os tratamentos dos seus dados de saúde.

Se estiver numa situação extrema que constitua ameaça à sua vida, enquanto estiver numa das nossas clínicas, iremos utilizar os seus dados pessoais para preservar a sua saúde e bem-estar, com vista a proteger os seus interesses vitais.


2. Dados que tratamos

Durante a sua relação com a Affidea, recolhemos os seus dados pessoais através de três vias: (1) de si, (2) de terceiros (3) pelo seu histórico clínico.

(1) Para efeitos de prestação do seu serviço médico,  solicitamos que nos providencie os seus dados pessoais básicos (especialmente os dados relacionados com a sua identificação), os seus dados para pagamento e acionamento do seguro (dados necessários para o pagamento do serviço) e os seus dados de saúde (particularmente, informação sobre o seu estado de saúde). Se decidir partilhar imagens ou relatório médicos prévios para nossa utilização, nós iremos armazená-los e tratá-los nos nossos sistemas para o seu diagnóstico/tratamento médico. Se fornecer voluntariamente informações de contacto dos seus amigos ou familiares, esses dados serão usados somente quando não pudermos entrar em contacto consigo ou em caso de emergência.

(2) Nós recolhemos dados pessoais através terceiros nas seguintes circunstâncias:
a) Se for referenciado para a nossa clínica por um prestador de serviços (por um Médico ou Hospital), nós consultamos essa pessoa ou entidade para averiguar o seu estado de saúde e/ou tratamento, se tal se demonstrar a via mais adequada para lhe prestar o melhor serviço médico.
b) Se o diagnóstico médico e/ou tratamento médico que lhe prestamos forem pagos por uma seguradora médica (pública ou privada), precisamos de verificar a sua apólice de seguro antes de lhe prestarmos o serviço médico.

(3) Quando providenciamos um diagnóstico/tratamento médico, estamos a gerar dados de saúde seus/sobre si. Na qualidade de prestador de serviços médicos, a Affidea é obrigada por lei a documentar cuidadosamente o serviço médico que lhe é prestado.

Para mais informações sobre os dados que tratamos, por favor, consulte o Anexo desta Política ou pergunte a um dos nossos rececionistas.

3. Quanto tempo armazenamos os seus dados pessoais

A Affidea armazena os seus dados pessoais pelo período necessário para prestar o serviço médico e cumprir com as suas obrigações médicas, tributárias, contabilísticas, e outras de natureza legal. Quando a nossa obrigação de armazenamento dos seus dados pessoais terminar, eliminamos os seus dados, ou anonimizamo-los. Anonimizar é um tratamento sobre dados pessoais (ou um conjunto de dados pessoais) que torna permanentemente impossível identificar o titular dos dados. A Affidea não excluirá nem tornará anónimo os seus dados se for identificada uma base legal alternativa para os manter, por exemplo, o interesse legítimo da Affidea em resposta a reclamações. Se este for o caso, entraremos em contacto consigo.

Para mais informações sobre quanto tempo mantemos seus dados, consulte o Anexo desta Política ou pergunte a um dos nossos rececionistas.

4. Com quem partilhamos os seus dados pessoais

Durante a sua relação com a Affidea,  partilhamos os seus dados pessoais com três tipos de destinatários: (1) com os nossos prestadores de serviços, (2) com prestadores de serviços independentes e (3) com pessoas com as quais nos solicite que partilhemos os seus dados pessoais.

(1) A Affidea recorre a prestadores de serviços (denominados subcontratantes) que dão assistência no tratamento dos dados pessoais que recebemos e geramos (por exemplo, fornecedores de software e hardware médico e financeiro, profissionais médicos, fornecedores de serviços de arquivo de documentos em papel). Os subcontratantes atuam em nome da Affidea cumprindo as instruções definidas. Apenas partilhamos os seus dados pessoais na medida do estritamente necessário.

(2) Partilhamos os seus dados pessoais com terceiros (leia-se, destinatários independentes) nas seguintes circunstâncias:
a) Se exigido por Lei;
b) Se necessário para dar cumprimento às nossas obrigações com os profissionais de saúde ou seguradora com quem tenha contrato;
c) Se for necessário para proteção dos seus interesses vitais, também partilharemos os seus dados de saúde com outros profissionais de saúde.

Só partilhamos os seus dados pessoais na medida em que tal for estritamente necessário.

(3) Poderá solicitar-nos o envio dos seus dados de saúde para o seu médico. Se pretender solicitar-nos a partilha dos seus dados com alguém, nós sugerimos que questione previamente essa pessoa quanto ao motivo e forma como os seus dados devem ser tratados. Se pretender que partilhemos os seus dados médicos com outros profissionais de saúde, por favor, consulte os nossos rececionistas sobre os meios para partilha desses dados.

Para mais informações sobre os dados que tratamos, por favor, consulte o Anexo desta Política ou pergunte a um dos nossos rececionistas.

5. Transferência internacional de dados pessoais

Poderá ser necessário partilhar os seus dados pessoais com destinatários localizados fora da União Europeia. Antes de transferir os seus dados para fora da União Europeia, os seus dados são salvaguardados, uma vez que asseguramos (1) que o País destinatário é considerado adequado por decisão da Comissão Europeia e (2) que as Eegras vinculativas das Empresas ou standards da União Europeia em matéria de contratos são implementados. Se necessitarmos de transferir os seus dados pessoais para um País que não esteja coberto por estas claúsulas de decisão da Comissão Europeia, iremos informá-lo dessa transferência previamente.

Para mais informações sobre os dados que tratamos, por favor, consulte o Anexo desta Política ou pergunte a um dos nossos rececionistas.

6. Proteção dos seus dados pessoais

Proteger os seus dados pessoais é a nossa prioridade. Os seus dados pessoais são armazenados em segurança, por nós ou pelos nossos prestadores de serviços cuidadosamente selecionados para esse efeito. Quando os nossos prestadores de serviços tratam os seus dados de saúde em nosso nome, exigimos um elevado nível de proteção.

Asseguramos que medidas de segurança muito exigentes sejam implementadas para manter os seus dados pessoais seguros contra perda ou  utilização indevida, bem como acesso ou transmissão indevida.

7. Os seus Direitos

Ao abrigo da legislação de proteção de dados, tem os seguintes direitos:

7.1 Direito de solicitar acesso aos seus dados pessoais. Significa que tem o direito de saber que os seus dados estão a ser tratados e que tem o direito de aceder aos seus dados pessoais tratados por nós e de receber informações sobre o que a Affidea faz com seus dados pessoais.

7.2 Direito de solicitar a retificação dos seus dados pessoais. Significa que tem o direito de ter os seus dados pessoais corrigidos ou completos, se estes estiverem imprecisos ou incompletos.

7.3 Direito de solicitar a eliminação dos seus dados pessoais. Significa que tem o direito de pedir a exclusão dos seus dados pessoais em circunstâncias específicas, caso não existam motivos legais para a continuação do tratamento.

7.4 Direito de solicitar a limitação de tratamento. Significa que pode solicitar o bloqueio do tratamento dos seus dados pessoais. A sua solicitação significa que podemos armazenar seus dados pessoais, mas não tratá-los.

7.5 Direito à portabilidade de dados, que permite que aceda e reutilize seus dados pessoais que você nos forneceu para os seus próprios propósitos em diferentes serviços. Tem o direito de receber e transferir uma cópia eletrónica dos seus dados pessoais com facilidade e pedir-nos para transferi-los para outro responsável pelo tratamento de dados.


Para mais informações sobre os direitos acima descritos, por favor pergunte a um dos nossos rececionistas, ou entre em contacto com o nosso Responsável pela Proteção de Dados / Data Protection Officer (pode ver os detalhes de contacto abaixo).

8. Em caso de dúvida

Em caso de dúvida ou se desejar mais informações, entre em contacto com nosso Data Protection Officer  atavés do email: dpo.pt@affidea.pt ou Av. D. João II, Nº9 I, Edifício Adamastor, Torre B , 7º Parque das Nações 1990-077 Lisboa, telefone: 218922100. Peça a uma de nossas rececionistas que o esclareça caso necessite de outras informações. Se não estiver satisfeito com a maneira como tratamos os seus dados, pode fazer uma reclamação à Autoridade de Supervisão (www.cnpd.pt). No entanto,  esperamos que nos coloque quaisquer questões em primeira instância.


ANEXO

Poderá encontrar informações adicionais sobre com quem partilhamos os seus dados (apenas partilhamos os seus dados com destinatários estritamente necessários), informações sobre o tipo de dados que tratamos, por quanto tempo mantemos os seus dados e informações adicionais sobre as entidades legais Affidea: Anexo

F.114/V.01/20/07/2018

Últimos destaques

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A Cedima é Grupo IMI

A Cedima é Grupo IMI

O IMI alargou a sua presença no território nacional estando agora também presente nas Caldas da Rainha através da Unidade Cedima.

Visite-nos em http://www.cedima.pt/

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Ressonância Magnética IMI Almada

 

Procurando sempre uma maior proximidade com quem nos prefere e mantendo a nossa aposta nos mais exigentes padrões na prestação de cuidados de saúde e no bem-estar dos utentes, a partir deste mês será possível realizar exames de Ressonância Magnética no IMI Almada.

O IMI dá assim continuidade à política de investimento em novos equipamentos e à diversificação dos serviços, desta vez no IMI Almada (inserido no Hospital Particular de Almada).

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IMI-art

IMI-art

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Osteoporose? Que exames?

Osteoporose? Que exames?

Sinais e Sintomas:

Muitas vezes assimtomática.

Dor óssea em moinha dorsal inferior ou lombar.

Tendência a colapso vertebral com mínimo trauma.

Cifose dorsal.

Fraturas (punho, colo femural) com traumas pouco importantes.

 

Causas:

Primária - Pós-menopausa ou senil

Secundária (<5%) - Disfunção endócrina, iatrogénica (corticóides), imobilização prolongada, Insuficiência renal crónica, etc.

 

Abordagem por técnicas...

1. Raio X

Estudo da coluna dorso lombar 2 planos.

- sobretudo util numa abordagem inicial de queixas dolorosas regionais.

- pode detetar deformações em cunha de corpos vertebrais e alargamento biconvexo dos espaços intervertebrais.

- tem todavia muito pouco valor na quantificação da diminuição da massa óssea pois só após perda de pelo menos 50 a 70% há um relevante aumento da radiotransparência.

 

2. DXA (dual energy X-ray absorptiometry)

É o método de quantificação precisa considerado mais adequado numa primeira linha de análise e companhamento geralmente dirigido a avaliação da coluna lombar e articulação coxo-femural podendo abranger outras zonas, se indicado. Permite monitorização eficaz pós-terapêutica, geralmente apenas adequada a intervalos de cerca de 2 anos.

 

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Equipamento de RM no Hospital Santo André, em Leiria

A partir do mês de Dezembro do corrente ano, realizar exames de Ressonância Magnética no Hospital de Santo André (HSA) no distrito de Leiria passa a ser possível.

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IMI e ULSAM - Unidade Local de Saúde do Alto Minho, E.P.E.

ULSAM – Unidade Local de Saúde do Alto Minho

Na sequência do concurso público lançado pela ULSAM - Unidade Local de Saúde do Alto Minho, E.P.E., com vista à concessão da exploração e prestação de serviços de imagiologia na ULSAM, foi adjudicada ao IMI-Imagens Médicas Integradas, S. A..

Após após o competente visto do Tribunal de Contas, o IMI iniciou a referida prestação de serviços a partir do passado dia 25 de janeiro de 2014.

A referida concessão abrange os serviços de imagiologia do Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, do Hospital Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima e a Unidade de Urgência Básica de Monção.

Com esta concessão pretende-se melhorar a qualidade dos serviços de imagiologia disponíveis para uma população que ronda os 250.000 habitantes.

No Serviço de Imagiologia da ULSAM pode realizar os seguintes exames:

Serviço de Imagiologia do Hospital de Santa Luzia
(Viana do Castelo):
Serviço de Imagiologia do Hospital Conde de Bertiandos
(Ponte de Lima):
Serviço de Radiologia da Unidade  de Urgência Básica de Monção:
- RM – Ressonância Magnética - TAC - Tomografia Axial Computorizada - Raios-X
- TAC - Tomografia Axial Computorizada

- Ecografia

 
- Radiologia de Intervenção por TAC e Ecografia - Raios-X  
- Ecografia - Densitometria Óssea  
- Mamografia    

- Raios-X (ambulatório e de urgência)

   

ULSNE- Unidade Local de Saúde do Nordeste

Na sequência de concurso público para a realização de exames e relatórios de TAC, com instalação de equipamento de TAC, na Unidade Hospitalar de Bragança da ULSNE, iniciou-se, em 01 de Janeiro de 2014, uma nova etapa na relação entre o IMI e a ULSNE – Unidade Local de Saúde do Nordeste, E.P.E. 

No âmbito deste contrato, o IMI promoveu a instalação de um equipamento de Tomografia Axial Computorizada de 16 cortes na referida Unidade Hospitalar, substituindo, assim, o antigo equipamento existente de 4 cortes, o que  permitirá garantir não só uma significativa melhoria dos serviços e tempos de resposta, bem como uma superior capacidade de diagnóstico.

 

 

 

 

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Mamografia IMI em Almada

Mamografia IMI em Almada

 

Procurando sempre uma maior proximidade com quem nos prefere e cumprindo a nossa missão, a partir deste mês será possível realizar exames de   Mamografia no IMI Almada.

 

A margem sul ou margem certa, como é conhecida por muitos, contará a partir deste mês com exames de mamografia com a qualidade técnica e afectiva característica dos exames IMI.

 

 Se é vizinho do IMI Almada (inserido no  Hospital Particular de Almada) e se está  na altura de fazer os seus exames de  rotina à mama, visite-nos!

 

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Estão como novos

Depois de 30 anos a olhar a vida por dentro, chegou a altura de olharmos as nossas Unidades por dentro.

Trocámos os ossos pelo gesso, os músculos pelo pladur, as veias pela tinta e a tecnologia por tecnologia ainda mais avançada. 

Renovámos as Unidades IMI República e IMI Cascais, visite-nos! Estão como novas.

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Affidea reforça a sua posição em Portugal

Affidea reforça a sua posição em Portugal

Affidea reforça a sua posição em Portugal e expande-se na área da telerradiologia

02/05/2018

 

O Grupo Affidea, principal prestador europeu de serviços de diagnóstico por imagem, tratamento oncológico e serviços de ambulatório, tem o gosto de comunicar a aquisição do IMI - Imagens Médicas Integradas, um prestigiado prestador de serviços de diagnóstico por imagem e telerradiologia em Portugal.

Esta aquisição faz parte da estratégia de expansão dos serviços de diagnóstico por imagem da Affidea e permite adicionar novos recursos na área da telerradiologia, o que fortalecerá a posição da Affidea no setor privado da saúde em Portugal.

Miguel Santos, CEO da Affidea Portugal, disse: "Este é um importante marco na nossa estratégia de crescimento, que nos permitirá expandir os serviços de diagnóstico por imagem e de ambulatório de elevada qualidade em Portugal. A Affidea está na linha da frente da inovação digital na área da saúde e as competências de telerradiologia do IMI que agora adquirimos irão fortalecer complementar os serviços de saúde que anualmente prestamos a mais de 660 000 utentes. Esta aquisição reforçará também a nossa posição de prestador de serviços de saúde preferencial de utentes, médicos e entidades públicas e privadas em Portugal e potenciará o nosso desenvolvimento tecnológico. Estou convicto de que a experiência e as competências de ambas as empresas nos trarão grandes oportunidades, criando valor para todos os nossos stakeholders ".

Com esta aquisição na área da Imagiologia, o Grupo Affidea aumenta a sua presença para 21 unidades em todo o país, com mais de 1400 profissionais, cerca de 662.000 utentes e 1,4 milhões de exames por ano.

Juntos, a Affidea e o IMI acumulam 42 anos de experiência no mercado da saúde em Portugal, beneficiando da experiência e know-how de uma rede pan-europeia com 245 unidades, mais de 7500 profissionais e 1200 equipamentos, que realizam mais de 12 milhões de exames por ano.

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O IMI no feminino

O IMI no feminino

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Exames de Cardiologia no IMI

Exames de Cardiologia no IMI

 

Procuramos sempre uma maior proximidade com quem nos prefere. A pensar em si, diversificámos a nossa oferta de exames e já em Fevereiro poderá realizar no IMI República os seus exames de Cardiologia (Electrocardiograma, MAPA e Holter). A partir de Março estes exames estarão também disponíveis no IMI Cascais e em Abril chegam ao IMI Parque. Quando precisar saber como vai a saúde do seu coração conte com os novos serviços do IMI.

 
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Portal IMI

Este desafio trata-se de uma inovação absoluta que resulta da visão do processo de diagnóstico da empresa, e da plataforma de colaboração e parceria com alguns dos principais providers de tecnologia do nosso país: O lançamento de um Portal onde os Clientes poderão marcar os seus exames e consultar os resultados dos relatórios médicos realizados nos últimos 5 anos.

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Novo Portal IMI On-line

Novo Portal IMI On-line

No novo Portal pode utilizar qualquer dispositivo, TelemóvelTablet ou Computador.

Com este novo interface mais fácil cómodo e seguro, pode agendar os seus exames e consultar os resultados em qualquer momento e em qualquer dispositivo.

 

 

 

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Serão úteis os exames de TAC no rastreio oncológico?

Serão úteis os exames de TAC no rastreio oncológico?

O intuito dos exames de rastreio é o de diagnosticar precocemente uma doença em fase assintomáticade forma apermitirum tratamento mais precoce, logo com maior probabilidade de sucesso.Tipicamente o rastreio é feito a grupos de risco para a doença em causa.

O diagnóstico precoce em doentes assintomáticos é um assunto polémico porque a análise da relação custo/benefício numa perspetiva populacional é difícil de determinar.

Até a mamografia, sendo um caso de sucesso dentro dos programas de rastreio em mulheres acima dos 40 anos, é periodicamente alvo de criticas e duvidas quanto à sua real eficácia.

Mais recentemente, o rastreio por TAC do cancro de pulmão nos grandes fumadorese de cancro colo-rectal nas pessoas com mais de 50 anos têm angariado a adesão da comunidade médica em face da evidência que se têm vindo a acumular relativamenteà sua eficácia em estudos clínicos.

Cancro do pulmão:

O rastreio precoce do cancro do pulmão, (RPCP) demonstrou potencial para reduzir a mortalidade da doença em grandes fumadores e é na realidade o único exame de rastreio validado para despiste da doença em fase assintomática.

Os exames de TACsão realizados para o efeito com dose de radiação significativamente menor do que noutras indicações.

Em geral os radiologistas que realizam estes exames recorrem a apoio de programasinformáticos para identificação automática de nódulos selecionando numa segunda fase as imagens com características suspeita para análise mais detalhada ou seguimento temporal. 

Cancro colo-rectal:

O rastreio por TAC do cancro do cólon e recto, também conhecido por “colonografia por TAC” ou “colonoscopia virtual” é uma técnica muito útil para a identificação de pólipos, (lesões pré-malignas ou até já malignas) permitindo assim a sua excisão em tempo útil.

A doença tem uma prevalência suficientemente grande na população em geral para justificar despiste na população em geral, acima dos 50 anos, (em idade mais precoce se existirem outros fatores de risco), a cada 5 anos.

A técnica consiste na realização de um estudo de TAC após preparação intestinal adequada na antevéspera e véspera do exame, com recurso a uma ligeira e em geral pouco incomodativa insuflação retrógrada por sonda introduzida apenas na ampola rectal.

Este procedimento tem demonstrado um grau de eficácia muito semelhante ao da colonoscopia, (com menor risco do que esta dado não ser um exame invasivo) e maior eficáciado que outras técnicas consideradas de rastreio como a sigmoidoscopia e pesquisa de sangue oculto nas fezes).

Diagnosticamos Afetivamente!